indie Lisboa’10


Este foi o 7º Festival Internacional de Cinema Independente. Decorreu de 22 de Abril a 2 de Maio e encheu as salas, do Cinema São Jorge, da Culturgest, do Cinema Londres e do Cinema City Classic Alvalade, de imagens que falam por si, de obras belíssimas, nunca antes vistas em Portugal, e que nos revelam o que de melhor se faz em cinema.

Eu assisti a dois filmes, bem distintos, mas com algo em comum: a excelência e a originalidade. Por um lado, e na categoria de Cinema Emergente, La Reine des Pommes, de Valérie Donzelli (França, ficção, 2009, 84’); por outro, e na categoria de Herói Independente, 2 Minutes Silence, Please, de Heddy Honigmann (Holanda, documentário, 1998, 88’).

Dois registos marcantes. No primeiro, a vida de uma jovem que se vê desvastada pelo terminar da relação com o seu grande amor e que procura apagar esta dolorosa lembrança entregando-se a outras relações. O seu mal estar e o abismo em que se afunda não lhe permitem ver além do desgosto amoroso, o que é evocado pelo mesmo rosto que vê em todos os homens com quem se relaciona. No final do filme, depois de peripécias hilariantes, Adèle, a jovem protagonista, vê finalmente a mudança deste rosto, o que caracteriza de forma surpreendente o despertar para uma nova consciência na sua vida. No segundo, somos bombardeados com lembranças dolorosas e marcantes do flagelo a que a II Guerra Mundial submeteu tantos povos, massacrando comunidades inteiras, pela sua crueldade e irracionalidade. Ao longo de um dia, precisamente aquele em que durante dois minutos a azáfama diária dá lugar ao silêncio comprometido daqueles que sofrem pela ausência dos seus compatriotas, vamos conhecendo a forma como cada geração se prepara para este momento. Os mais velhos impõem uma responsabilidade aos mais novos, que nem memória têm destes acontecimentos, apenas essa dor que não é sua, mas que são obrigados a sentir, como forma de honrarem os seus antepassados. Será o homem capaz de guardar este registo infâme, para não mais cometer crimes de índole racial?

Sem comentários: