El secreto de sus ojos
Um filme de Juan José Campanella. El secreto de sus ojos é um relato policial com uma mescla de romance. Situa-se em duas épocas distintas: 1974 e 1999. A trama vai alternando entre estes dois períodos e a caracterização das personagens, entre eles, é perfeita.
A história é simples: uma violação, seguida de assassinato, de uma jovem, cujo autor terá sido um ex-colega de infância, num estado de puro gozo, fruto de uma mente demente. O marido da jovem encontra conforto na justiça para seguir a sua vida em frente. Quando a justiça se revela incapaz, a capacidade humana de reacção é posta à prova... Como se poderá viver uma vida inteira de nada?
Esta é a pergunta a que Benjamín (Ricardo Darín), um oficial de justiça aposentado, procura responder ao escrever um livro sobre esta história, a que ficou preso desde a sua ocorrência. Esta, que o obrigou a seguir um destino longe de Irene (Soledad Villamil), a mulher que amava.
O olhar é uma personificação presente em toda a acção. O humor também tem lugar, com as tiradas perfeitamente hilariantes de Sandoval (Guillermo Francella), colega de trabalho de Benjamín e seu grande amigo. Porém, a génese do filme está no comportamento humano, aquele que é capaz das mais variadas barbáries, assentes no seu sentido de ordem, muito mais vezes a do coração que a da razão.
Este é um exemplo, significativo, do que de melhor o cinema argentino tem para nos dar. Muito bem atribuído o Oscar de Best Foreign Language Film of the Year, 2010, dos Academy Awards, USA.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário