Rotaract: Rotary em acção


Setembro é para Rotary o Mês das Novas Gerações. As Novas Gerações de Rotary são os jovens que, pelo sangue quente que lhes corre nas veias, são ávidos de dinamismo e acção.

A juventude tem, hoje em dia, cada vez mais e melhores mecanismos, que auxiliam o seu desenvolvimento cognitivo e a sua inserção na sociedade. Porém, este é um período em que a informação circula à velocidade da luz e, com ela, também estamos mais expostos e vulneráveis aos ataques de um excesso de profusão e liberalismo de comunicação e interesses.

É aqui que residem os fundamentalismos basilares que norteiam os grupos sociais de que os indivíduos fazem parte. Rotary é apenas um exemplo, onde por meio da partilha e inter-ajuda, podemos socorrer ou apoiar os que têm maiores necessidades e carências, ou simplesmente auxiliar a integração daqueles que percorrem o mundo em busca de novas oportunidades. Uma roda mundial de solidariedade, um exemplo de serviço ao próximo. Em Rotary encontramos uma oportunidade de orientação para as nossas vidas, um canal de contactos em rede, que se multiplicam de acordo com os nossos interesses e aptidões.

No Ano Rotário 2009-2010, que vai de 1 de Julho de 2009 a 30 de Junho de 2010, servi Rotary como Representante Distrital de Rotaract. Foi um desafio à minha capacidade de liderança, ao meu desejo de servir voluntariamente a comunidade e deixar a minha marca positiva para as gerações vindouras, guiando-me por uma frase de Saint-Exupéry pujante de significado: “cada um que passa em nossa vida não passa só, deixa um pouco de si, leva um pouco de nós, há os que levam muito, mas não há os que não deixam nada…”.

Como disse na cerimónia de Transmissão de Tarefas, em Lisboa, no passado dia 26 de Junho, muitos são os obstáculos que se atravessam no nosso caminho. Quando temos pela frente grandes desafios, somos constantemente instigados contra provações e adversidades, que, uma vez ultrapassadas, tornam-nos mais fortes.

O Presidente de Rotary International em 2009-2010, John Kenny, distinguiu-me com um certificado de reconhecimento pelo serviço prestado enquanto Representante Distrital de Rotaract. Na carta que acompanha o certificado são feitas menções ao papel importante que desempenhei na "preparação de uma nova geração de líderes determinados e de clubes dinâmicos e pro-activos", mas também na opção que fiz ao dedicar parte do meu tempo apoiando e motivando "os companheiros rotaractistas que levam esperança àqueles que precisam e paz a um mundo cheio de conflitos". Gosto particularmente de uma passagem que refere o poeta Byron, que diz que "os dias da nossa juventude são os dias da nossa glória". O compromisso que me pedem é simples: "continuar a acreditar no poder do Rotaract e do Rotary de fazer a diferença no mundo e comprometer-me a dar o melhor de mim, com a minha mente, o meu coração e a minha alma".

Partilho esta minha pequena glória convosco, para que dela façam exemplo na vossa vontade de servir; e porque tudo o que alcanço na vida faz parte de um caminho de comunhão com os que comigo lutam por um mundo melhor. Obrigada a todos os que, directa ou indirectamente, me ajudam a acordar todos os dias com um sorriso nos lábios, pela dádiva da vida, que me permite ir sempre mais longe na senda do conhecimento.

Sem comentários: