Crimes and Misdemeanors


Crimes and Misdemeanors é mais um brilhante filme do grande cineasta Woody Allen.
A história evoca temas como a desagregação familiar, a angústia e sentimentos de culpa. No cerne de todos os acontecimentos está o adultério e o crime, que conduzem a reflexões sobre moral e ética, através do conflito com a realidade e do peso da religião na consciência do protagonista.
Esta é também uma história de "olhares", dos que vêm e dos que não querem ver, da forma como vêem e dos sentimentos que ganham forma à volta dessas visões.
A tragédia dá lugar à comédia, esta última tão oportunamente descrita pela personagem de Lester, que a define como "tragédia mais tempo", dando uma série de exemplos de tragédias, ou acontecimentos nefastos, que, com tempo, foram expostos e ridicularizados em comédia.
Para mim, este filme é um olhar profundo sobre a sociedade e os seus medos, assentes na falta de fé e confiança, que levam a situações limite de desespero e inaptidão para superar, com verdade, os terríveis males que infligimos a nós próprios. Só a moral, assente na religião, nos traz a um estado de consciência em que somos capazes de distinguir o bem do mal.

Sem comentários: