Ensaios de Amor, Alain de Botton


Alain de Botton é um filósofo e Ensaios de Amor é um livro sobre a filosofia do amor.
O amor é um tema inesgotável. Muito já se escreveu, e continuará certamente a escrever-se, sobre o mais nobre dos sentimentos, aquele que nos leva a cometer as maiores loucuras, o que nos dá os maiores prazeres e os maiores desgostos, o mais ambíguo e contraditório de todos.
Este livro é uma reflexão profunda sobre uma história de amor, uma vulgar história de amor com um princípio, meio e fim... A abordagem do autor é realista no conteúdo e na forma e remete-nos para uma série de pensamentos conclusivos sobre as questões afectas ao coração.
O amor é um desafio exigente e tentar entende-lo é uma tarefa condenada ao fracasso. Somos seres humanos e reagimos emotivamente a tudo o que nos acontece, mesmo quando parecemos frios e distantes.
Há uma passagem no livro que diz que "o problema da felicidade é que, por ser rara, torna-se extremamente assustadora e provoca uma enorme ansiedade". Esta é uma daquelas verdades indiscutíveis, quantas vezes "enchemos a realidade de problemas só por pensarmos".
É muito comum os psicólogos dizerem para "deixar fluir". A corrente da vida não pára, está em constante movimento, e é absolutamente necessário não interromper esta dinâmica, para que as nossas vidas possam deslizar com serenidade e gratidão por tudo o que temos oportunidade de experimentar.
Tudo é passageiro, mas eu acredito que se podem construir laços eternos, com muita sabedoria e muita, mas mesmo muita, paciência.

Sem comentários: