A crise está em crise


Outro dia li num livro uma frase que me pareceu bastante familiar: "O mundo encontra-se numa fase de transição provocada por uma crise económica e de corrupção governamental, racismo, discriminação sexual e graves problemas ambientais."
Como sabia que tinha em mãos uma publicação antiga, fiquei intrigada e procurei saber o ano da sua edição. Quando me apercebi que o que acabara de ler fora escrito em 1995, fiquei absolutamente pasmada. Como é possível que ao fim de 15 anos esta frase seja tão actual, tão presente no dia-à-dia de cada um de nós! Será que em década e meia nada mudou?
Lá diz o Ricardo Araújo Pereira que "a crise está em crise", o que de facto é verdade, tendo em conta que estas histórias sobre a crise já não nos conseguem surpreender. A única coisa que aparenta ser nova é o oportunismo face a um, já gasto, cenário de crise. A desculpa para se adiarem decisões estruturais significativas, prejudicando os inocentes trabalhadores que vivem sob a vontade e os desígnios dos Senhores do Dinheiro.

Sem comentários: