Jazz na Gulbenkian
Agosto é mês de jazz na Gulbenkian. De 3 a 12 de Agosto decorreram vários concertos de freejazz no Anfiteatro ao Ar Livre da Gulbenkian e no Teatro do Bairro. Tive oportunidade de assistir a cinco concertos:
- Led Bib
- Misha Mengelberg & Evan Parker
- Ingebrigt Haker Flaten Chicago Sextet
- Nuova Camerata
- trioVD
Cinco concertos únicos, absolutamente estonteantes. No freejazz os instrumentos ganham vida e são eles que conduzem os intérpretes. Batidas originais, que se libertam das fronteiras conhecidas do público. Experiências que partem do caos e se fundem na harmonia dos sons que acabam por juntar ritmos e melodias.
Nos três primeiros, mais clássicos, encontram-se novas tendências dentro dos múltiplos caminhos do jazz na actualidade. Nos dois últimos resulta o desalinho, a ruptura com o conhecido, um mundo novo de sons e conquistas.
Gostei de todos, mas quero deixar aqui uma menção especial à dupla Misha Mengelberg & Evan Parker. A idade avançada dos músicos em nada se transmite na destreza das mãos de Misha Mengelberg ou no fôlego do sopro de Evan Parker. A idade confere-lhes uma vasta experiência, que se traduz na forma mágica com que nos dão a conhecer tudo o que existe e está acima da nossa compreensão toldada pelas regras do convencionalismo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário