Roma


Roma é uma cidade encantadora, repleta de história que invoca tempos longínquos que marcaram o destino de vários povos.
Para além dos monumentos mais conhecidos como o Coliseu, o Panteão, a Fonte de Trevi (imagem em cima), o Castelo de Sant'Angelo e o Largo di Torre Argentina, não se pode deixar de passar na bonita Ponte de Sant'Angelo ladeada pelos anjos de Bernini. Impõe-se uma visita às esplendorosas igrejas: Santa Maria del Popolo (pelos dois caravaggios), Santa Maria Maggiore (pelo tecto todo em ouro), San Giovanni in Laterano (a mais antiga do mundo). Um passeio a pé e percorrem-se as várias praças: Piazza di Spagna, Piazza Navona e Piazza del Popolo, apenas para citar as mais conhecidas.
Para comer uma boa pizza recomendo a Pizzeria da Baffetto, para comer um bom gelado a Gelataria San Crispino e um bom capuccino no Café Sant'Eustachio (beber ao balcão fica mais barato). Para beber um copo depois de jantar há duas opções: Campo de' Fiori e Trastevere, locais muito animados. Ainda a propósito de comes e bebes tenho de fazer uma referência muito especial ao restaurante Cantina e Cucina (Via del Governo Vecchio), onde para além de comer uma bela refeição tive direito a escolher por uma ementa escrita em português!
A Via del Corso tem inúmeras lojas e é um agradável passeio entre a Piazza di Spagna e o imponente monumento a Vítor Emanuel II (primeiro rei de Itália). Este monumento é também conhecido por "bolo da noiva", uma alusão às festividades nele celebradas, ou "máquina de escrever", pela sua forma que faz lembrar este instrumento de escrita.
Uma visita a Roma não fica completa sem ir à Cidade do Vaticano ver a colecção dos Museus, a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro. Depois desta visita, recomendo uma ida à Gelataria Old Bridge onde se comem gelados bons e baratos.
Um dos locais românticos de Roma é Villa Borghese, um parque maravilhoso, com vegetação a perder de vista e um refrescante lago no centro, onde se contempla um fascinante templo.
Vi a cidade em quatro dias e fiquei rendida aos seus encantos. Mesmo sem ter atirado a moeda para a Fonte de Trevi, tenho a certeza que um dia vou voltar a Roma.

Sem comentários: