A Cidade


A Cidade é uma metáfora à vida em comunidade. Uma representação magnífica dos textos de Aristófanes, enquadrando aspectos sociais como política, dinheiro e a educação dos jovens, entre outros.
A mim, particularmente, tocou-me de forma significativa a relação entre homens e mulheres, tão bem decifrada por esta encenação. Uma relação que nunca se conseguiu pautar por uma vivência livre de discórdia, pois o que ambos querem é uma democracia plena de direitos e responsabilidades, mas que tomam pelo poder ao invés da partilha.
O que vemos em A Cidade é uma muito bem denominada "caricatura social". Tão actual há 2500 anos atrás como hoje, o que revela de forma clara o quanto a sociedade evoluiu. O elenco é de luxo e muito bem escolhido para os vários papéis. Destaco a interpretação do Nuno Lopes, que me fascinou pela entrega e envolvência que coloca na personagem a que dá corpo e voz. Dá-lhe também alma. Valorizo-o, ainda mais, pois, no dia em que assisti a esta peça, encontrava-se de perna engessada, o que não só não depreciou a sua brilhante actuação, como a enriqueceu, mostrando que o talento está muito além dos limites físicos.

Sem comentários: